Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de junho de 2013

DEPRESSÃO NA VISÃO ESPÍRITA




É um transtorno do humor, com baixa da atividade geral , levando a sofrimento íntimo profundo , desesperança , falta de fé em Deus , em si próprio e na vida.

ETIOPATOGENIA:

A ciência médica ainda não tem , claramente,o conhecimento da origem da depressão. Fala-se em distúrbios dos neurotransmissores a nível do sistema nervoso central , de herança genética , de pressão social , frustrações, perdas precoces importantes e outras mais; porém , embora todas as possibilidades acima sejam verdadeiras como desencadeadoras , não explicam porque alguns individuos, sofrendo as mesmas contingências, não desenvolvem um quadro depressivo. Todas as possibilidades acima são efeitos e não causas. A causa da depressão vige na alma e não somente no corpo físico.O conflito do deprimido remonta a causas pretéritas , provavelmente longínguas, com repercussão no presente. O cerne da questão liga-se a não identificação do amor divino e da paternidade do Criador. Por isso a rebeldia tão comum no deprimido. Revolta-se contra as leis desdenha a própria vida , não concordando em ter sido criado , vai com facilidade ao suicídio : dez a quinze por cento dos deprimidos suicidará . Num ato de rebeldia extrema tentam devolver a própria vida ao Criador. Adão e Eva não representam um simples mito , mas sim a dura trajetória da humanidade.

O deprimido apresenta duas caracteristicas: egoísmo e agressividade. Egoísmo por crer que sua dor é a maior do mundo e agressividade voltada principalmente contra sí próprio. Não pensam que seus atos irão fazer sofrer os que vão ficar.

A essência da existência é o elo Criador-criatura , Pai-filho . A ruptura deste elo pelo deprimido suicida é extremamente sofrida , pois , talvez , repete o desligamento havido outrora , quando da separação Pai e filho. Por isso as perdas precoces falam alto ao coração do deprimido. Entendemos que a primeira queda forma um clichê mental na vida do espírito , de modo que haveria uma tendência neurótica à repetição do mesmo erro durante as futuras reencarnações.

Estão ínsitas no perispirito as matrizes da depressão. O corpo físico reflete o corpo espiritual. Se o reencarnante tráz insculpido no seu psicossoma as matrizes da depressão , elas influenciarão ativamente na seleção genética dos elementos que poderão viabilizá-la na vida física , caso o interessado deseje. Doenças são efeitos e não causas. Assim podemos ,de maneira geral, dizer que a não identificação do Amor Divino e do Pai , leva à falta de fé ,e esta à insegurança que desperta o egoísmo (como defesa). As excrecências do egoísmo são a vaidade , orgulho , inveja , revolta. E observando ,vamos encontrar como ponto central da mente dos encarnados uma destas excrecências como núcleo motor da personalidade. Se for a rebeldia , a tendência pode ser a depressão.

A taxa de prevalença é de 7 a 17 % e o gene participante é dominante e deve encontrar-se no cromossoma 11 , embora haja uma tendência entre os geneticistas em aceitar como mais provável uma interação poligênica.

TRATAMENTO:

O tratamento deverá ser abrangente , holistico. Para efeito didático , diremos: médico , psicológico , social e principalmente espiritual.

O tratamento médico é imprescindível na fase crítica. O uso de antidepressivos é decisivo para restabelecer a fase aguda. Sabe-se que alguns neurotransmissores estão envolvidos na depressão , tais como: noroadrenalina , serotonina , dopamina e outros. O uso dos antidepressivos estabelece a harmonia químico cerebral , melhorando o humor do paciente . Cuidam simplesmente do efeito , pois os medicamentos não curam a depressão; provavelmente restabelecem o trânsito das mensagens neuronais , melhorando o funcionamento neuroquímico do SNC (sistema nervoso central). A parte orgânica tambem tem que ser cuidada , em especial quando muito acometida. De maneira geral , melhorando o humor , todo o organismo tende a melhorar. Há que ter muito cuidado com os processos depressivos , porque várias afecções mórbidas costumam ganhar expressão no organismo após ou concomitantemente a uma depressão , pois o sistema imunológico é profundamente afetado por ela .

O tratamento psicológico ganha importância pelo fato de auxiliar no auto-conhecimento , nas resoluções de conflitos e tomada de posição diante dos problemas .

A orientação social é necessária em especial naquela porcentagem de deprimidos (20%) que apresentam sequelas profissionais após várias crises. Perdem empregos , família e consideração social , entrando num círculo vicioso agravante de seu problema.

O tratamento espiritual é importantissimo porque o " espírito é o fundamento da vida". Quando não valorizamos o tratamento espiritual , os resultados costumam ser precários , as recidivas constantes , com uma tendência ao envelhecimento precoce.Sintetizando, diriamos que com a aquisição do livre-arbítrio , o ser adquiriu o sagrado direito da condução do seu destino. Para que isto ocorresse dentro do espírito de justiça que norteia o cosmos , ele não poderá ser influenciado pelo atavismo biológico e psicológico nas suas primeiras decisões . Não seria justo condenar a quem teve por contingências evolutivas , matar para viver , na cadeia predatória da vida.O conhecimento não nos exime das tendências adquiridas nos processos evolutivos. "Contra nossos anseios de luz , há milênios de trevas".Por isso, um dia alhures, quando da primeira opção consciente o espírito tinha que ser livre de qualquer influenciação pretérita , para que possamos falar de livre-arbítrio. O grande percalço foi não ter identificado a paternidade Divina , o Amor de seu Pai. Porque uns identificaram e outros não , ainda não sabemos.Por isso a falta de fé está na raiz dos males da humanidade . Diz o evangelho que a fé é a mãe das virtudes , o caminho da redenção."Que aquele que tem fé acredita mais em seu Criador que em si mesmo."Como dissemos anteriormente ,a falta de fé levou a insegurança , esta despertou o egoísmo (como defesa) , esta suas excrecências: orgulho-inveja-vaidade-revolta, movido por um destes sentimentos o espírito em evolução na terra optou criando o carma em sua existência.Esta primeira opção criou um clichê mental que passou a influenciar suas futuras decisões.

No deprimido encontramos uma revolta contra o seu Criador. Como não pode destruí-lo , tenta destrui-se , destruindo-o em si. Sua crença é voltada para o negativo , é muito voltado para si e seus males (muito egoísta) . Seduz o mundo com sua dor.É pouco responsável em seus atos (embora pareça o contrario). E tem dificuldade no auto e hetero perdão. É perfeccionista por orgulho e vaidade. Tem convicção no fracasso. Apresenta extrema agressividade voltada para si.Vinga-se de Deus e dos que amam-no. (70% pensam no suicício e de 10 a 15% cometen-no). Vive criando culpa por recapitularem o erro primeiro.É cheio de remorso por bagatelas - muitas doenças são originadas nele ou tem nele seu desenvolvimento acelerado. O deprimido nega-se a viver , dissipa suas energias vitais em ruminações negativas.Os orgãos mais afetados são os pulmões e intestinos. No passado era comum os deprimidos românticos morrerem de tuberculose. Os pulmões captam os fluidos vitais solares e os intestinos absorvem os alimentos e excretam as escorias.

O centro de força mais afetado é o umbilical por ser o centro das emoções. A depressão é a tristeza deteriorada. O duplo etérico é gravemente acometido apresentando dificuldades em fazer circular as energias necessárias à vida. A áurea é acizentada demonstrando uma existência sem vida.

No tratamento temos que orientar para a respiração a longos haustos(exercícios respiratórios) ,melhorando a captação da vitalidade e dissolvendo as energias negativas. Alimentação que estimule o bom funcionamento dos intestinos , tais como frutas,verduras, banhos de sol em horários convenientes, evitar alcoolicos , fumos e excessos de carne. Passes fluidicos nos centros de forças genésico,esplênico e gástrico.

Fazer exercícios fisicos como caminhadas,natação e outros salutares. Exercitar a mente de maneira consciente para olhar o lado bom das pessoas e das cousas. Fazer meditação , relaxamento e pequenas tarefas em favor dos semelhantes(sair de si). Buscar melhor convivência familiar e no trabalho , desenvolvendo o sentimento de gratidão com as pessoas , com a vida , com o Criador. Cultivar a oração regularmente restabelecendo a comunhão com Deus , o hábito de leituras nobres , melhorando o padrão vibratório e estimulando o sentimento de esperança.

Não podemos esquecer das obsessões espirituais que têm nos deprimidos fértil terreno para o seu acentamento. 
Finalizamos com o Senhor Jesus , o médico de nossas almas , quando nos convidou ao caminho de retorno ao seio do Pai com o "VINDE A MIM , TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E OPRIMIDOS , E EU VOS ALIVIAREI. TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO , E APRENDEI DE MIM , QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO ; E ENCONTRAREIS DESCANSO PARA AS VOSSAS ALMAS. PORQUE O MEU JUGO É SUAVE E O MEU FARDO É LEVE." (Mateus , 11:28 A 30)

Nenhum comentário: