Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Biografia - Olavo Bilac

Autores Famosos
 
Biografia - Olavo Bilac
Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac nasceu no Rio de Janeiro a 16 de dezembro de 1865. Segundo alguns dos seus mais fervorosos admiradores, o poeta nasceu predestinado à poesia clássica, pois seu nome completo é um verso alexandrino (12 sílabas poéticas). Aos 15 anos Bilac foi matriculado por seu pai no curso de medicina. Após alguns anos de estudo, abandonou esse curso e veio para São Paulo estudar Direito.

Essa empreitada durou apenas um ano, pois o poeta voltou para o Rio de Janeira, onde dedicou-se ao jornalismo e à literatura. Em 1888 lançou o livro "Poesias" e, no ano seguinte, mostrando-se estar muito envolvido como os ideais Republicanos e nacionalistas, escreveu o Hino à Bandeira. Ainda nesse período escreveu outro hino: "Profissão de fé", considerado o hino dos poetas Parnasianos, uma vez que compara o trabalho do poeta ao de um ouvires, que trabalha as jóias de forma minuciosa.
Em 1893, foi exilado em Ouro Preto, por fazer oposição ao Governo de Floriano Peixoto. Em 1907 foi eleito o primeiro "Príncipe dos Poetas do Brasil", em concurso realizado pela revista "Fon-fon". Devido ao sucesso que Olavo Bilac fazia entre os jovens, o presidente Venceslaus Brás o convidou para liderar as campanhas cívicas de alfabetização e do serviço militar obrigatório. Essa última, devido a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Em 18 de dezembro de 1918 o poeta faleceu no Rio de Janeiro. Em 1919 foi publicado o volume "Tarde", que nos mostra um poeta mais nacionalista e consciente da morte que se aproxima.
Desde o início de sua carreira poética, Olavo Bilac buscou a forma perfeita. A maioria de seus poemas é escrito na forma fixa de soneto, com versos de 12 silabas poéticas. Sua linguagem é extremamente elaborada e as inversões gramaticais são uma constante em sua obra. Bilac foi tão fiel às regras do parnasianismo que os acontecimentos sociais e políticos de seu tempo, inclusive o seu exílio, não influenciaram sua poesia. Sua obra é composta por: "Poesias"; "Poemas infantis" e "Tarde". Além disso, devem ser incluídos vários contos, novelas e crônicas.

Nenhum comentário: