Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Cântico da terra




Cântico da Terra


Eu sou a terra, 
Eu sou a vida.
Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor.


Eu sou a fonte original de toda a vida.
Sou o chão que se prende a tua casa.
Sou a telha da coberta do teu lar.
A mina constante de teu poço.
Sou espiga generosa de teu gado
E certeza tranquila ao teu esforço.
Sou a razão da tua vida
De mim vieste pela mão do criador
E a mim tu voltarás no fim da lida.
Só em mim  acharás descanço e paz.


Eu sou a grande Mãe universal.
Tua filha , tua noiva e desposada.
A mulher e o ventre que fecundas.
Sou a greba, a gestação, eu sou o amor.
A ti, ó lavrador,tudo quanto é meu.
Teu arado, tua foice, teu machado.
O berço pequenino de teu filho.
O algodão de tua veste 
E o pão de tua casa.
E um dia bem distante, à mim tu voltarás.
E no canteiro materno de meu sono tranquilo dormirás.
Plantemos a roça.
Lavremos a greba.
Cuidemos do milho, do gado e da tulha.
Fartura teremos, e donos de sítio felizes seremos.
                                                     
                                                                                                                             Cora Coralina 

Nenhum comentário: