Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

10 dicas para quem quer recomeçar…


images-3 

 Para quem quer recomeçar depois do fim, fica aqui algumas dicas. Elas, com certeza, ajudarão você a se sentir melhor. Até porque toda perda gera stress. Toda perda precisa ser trabalhada. Toda perda, precisa de um tempo para ser assimilada, aceita, incorporada. O meio tempo é sempre um presente para nos curarmos. Afinal, se o Ser Humano adoece sempre na sua totalidade e, a perda, nos faz adoecidos, a cura precisa vir de dentro para fora. Leva por isso um tempo… É verdade que vai doer, vamos nos sentir enfraquecidos, confusos, mas tudo isso, também, a seu tempo, vai embora. Como num dia chuvoso… De repente, vamos acordar e lá estará o sol, brilhando só para nós!
1. Trabalhe o luto. Chore, fique triste, desabe. Peça colo aos amigos, aos familiares, a todos os que estiverem disponíveis. Vá, dentro do seu ritmo, aprendendo a se recompor. Não se isole. Fique perto daqueles que te amam.
2. Aprenda a lidar com a situação. Faça um balanço pessoal. Anote prós e contras de estar sozinho. Você vai encontrar novos caminhos.
3. Desligue o piloto automático. Pare de fazer tudo como um robo, como se não estivesse presente – de corpo, alma, espírito, emoções. Quando agimos dessa forma, não aprendemos. Não enxergamos – nem a nós, nem aos outros. Não somos felizes.
4. Não se esconda, não fuja, não ataque. Ao contrário, apareça, cuide-se, ame-se. Use sua energia para tornar-se cada vez melhor. Faça por você.
5. Em hipótese alguma, perca tempo para falar mal do outro. Não saia por ai, condenando seu ex, por tudo de ruim que aconteceu. Não fale mal, não crie situações complicadas, não se imponha, ao contrário, preserve-se. Lembre-se, toda relação é construída ou destruída a dois!
6. Preste atenção em você. Preste atenção nas coisas e pessoas que lhes tiram energia e nas que energizam você. Fique sempre com a segunda opção.
7. Se você nunca fez meditação há sempre tempo para aprender. Na meditação aprendemos a não negar nossos sentimentos e não lutar contra eles. No que isso ajuda? A nos conectarmos com nossas sensações corporarais. A acalmar a mente. A preparar nosso coração para outras histórias. Então, anote: PARA FICAR NO PRESENTE: RESPIRE.
8. Exercite a gratidão. Agradeça pelo tempo que ficaram juntos. Pelo que construiram e viveram. Agradeça por tudo o que puderam experimentar. Depois, desapegue. Abra-se para o novo. Nessa fase de despertar – pare de olhar para o passado. Pare de comparar, para de se torturar. Você, agora está só e, precisa caminhar com suas pernas. Então, fique presente. Fique aqui e agora.
9. Aprenda a receber. Receba amor de várias fontes. Principalmente, daquelas que estão aí disponíveis para você. Fique com o que tem. Fique com o que pode receber. Alimente-se. Cuide-se. Ame-se. Só assim estará pronto para amar de novo.
10. Deguste a vida, esse momento aqui e agora. Deguste cada sensação. Re-aprenda a apreciar os milagres da vida. O nascer do sol, a luz do luar, o sorrir, o emocionar-se. Re-aprenda a viver, a ouvir-se, ouvir o outro, retomar. Lembre-se sempre, na vida tudo, tudo passa o bom e o ruim. Há dias de chuva e dias de sol. Se pudermos compreender tudo como um processo de aprendizagem, sairemos vencedores!

Sandra Maia é autora dos livros Eu Faço Tudo por Você — Histórias e Relacionamentos Codependentes, Você Está Disponível? Um Caminho para o Amor Pleno e Coisas do Amor.

Nenhum comentário: